O VI Festival Arquia/Próxima: Práticas Relevantes em Madri anunciou os projetos vencedores desta edição. Com o objetivo de oferecer visibilidade aos arquitetos espanhóis nos primeiros dez anos de atuação profissional, o programa cultural Arquia/Próxima é baseado na divulgação, promoção e valorização de suas conquistas e princípios como profissionais.
O tema desta bienal, definido por seu curador, Iñaki Carnicero, convidou os participantes a refletir "acerca do paradoxo produzido pelo sucesso internacional da arquitetura espanhola que não corresponde ao volume da produção arquitetônica dos últimos anos, mas, mesmo assim, reflete um trabalho mais relevante do que nunca", explica a organização.
Como parte do festival, foram atribuídos os seguintes prêmios:
Prêmio Arquia/Próxima: Se essas paredes falassem / SERRANO+BAQUERO Arquitectos
No caso desta reforma para um centro de estética, o júri ressaltou que "a pequena escala ou modéstia da ordem não impede a busca de uma narrativa capaz de transformar um lugar que, cumprindo as funções exigidas pelo cliente, oferece uma experiência para o usuário distinta a comumente associada a este modelo de negócio."
Prêmio Arquia/Innova: Bartlebooth, plataforma de experimentos editoriais / Bartlebooth
O júri valorizou especialmente "a criação de um pensamento operacional capaz de gerar estratégias projetuais como resultado de uma visão inteligente das questões sociais, políticas e econômicas do momento presente".
Menção Especial 2018: Reabilitação e ampliação dos escritórios Gon-Gar / NUA Arquitectes
"O projeto encontra no armazém pré-existente, a oportunidade de estabelecer como fonte de projeto um diálogo entre construções existentes e novas". O júri valoriza "a decisão de esvaziar, recortar e inserir tentando preservar a essência da construção original"
Prêmio de Votação Online: El guapo d'en Narcís / Estudi Biga, Sarquella + Torres Architects, Ivanna Garriga
Prêmio Opinião: La Potocine / Arquitectura Expandida
Todos os autores das 24 propostas selecionadas desta bienal explicaram seus projetos durante a jornada do dia 18: deAbajoGarcía, Adrià Escolano, Estudio rellam, Juan Miguel Martínez, Nua Arquitectures, Serrano+Baquero, Rosa Gallardo, Gonzalo Gutiérrez, Joel Padrosa, Ander Rodríguez, Carmen Torres, Arqbag, Arquimaña, Arquitectura Expandida, Cornago & Sánchez, Eeestudio + Zuloark, After Belonging Agency, José Aragüez, Arquitectura a Contrapelo, Bartlebooth, Nomad Garden, Vilaplana & Vilaplana.
Via Festival Arquia/Próxima.